Sunday, December 26, 2010
Aprenda A Turbina uma Moto
turbo faz com que uma maior quantidade de ar seja comprimida durante o processo de combustão.
Vamos pensar em nós seres humanos como um motor. Quando estamos dormindo ou sentados, relaxados, nossa respiração é tranquila e pouco ar precisamos aspirar. Já quando corremos, nossa respiração é mais rápida e, às vezes, precisamos abrir a boca para conseguirmos mais ar que estamos necessitando.
O motor de um veículo tem a mesma necessidade, pois quando acionamos o acelerador estamos injetando mais combustível e, portanto, necessitaremos de mais ar para queimá-lo. As "narinas" do motor são as válvulas de admissão. Quanto mais válvulas o motor tiver, em princípio, maior capacidade ele terá para aspirar ar quando necessitar.
O que acontece é que quando esta aspiração ocorre pelo sistema convencional do motor, a quantidade necessária pode não ser suprida tão rapidamente quando se deseja. Com o turbo compressor, como o nome sugere, o ar é forçado a entrar por compressão, ganhando-se então mais quantidade de ar em menos tempo. Com isso, o desempenho do motor será melhorado.
Motos superesportivas tem um sistema de entrada forçada de ar que simula um turbo, o RAM Air, ou ariete de ar. Note que as motos superesportivas tem grandes entradas bem na carenagem frontal com dutos que servem para levar o ar que irá auxiliar o processo de aspiração do motor. A construção destes dutos e a entrada deste ar no processo de combustão acaba sendo forçada quanto mais veloz estiver a moto em movimento, ou seja, quanto mais veloz mais precisa de ar e mais ar entrará.
Apesar disso, para um rendimento ainda maior, o turbo poderá ajudar.
Para turbinar uma moto existem kits prontos para instalação. Um boa oficina poderá fazer a instalação.
A decisão de turbinar uma moto ou não dependerá dos objetivos do comprador. Nos parece que as motos superesportivas que estão disponíveis em nosso mercado não necessitam deste equipamento, pois sua performance já é surpreendente com suas características padrões.
Para as motos de menor cilindrada o custo do kit e sua instalação será relativamente alto e, neste caso, ao invés de comprar um turbo poderá valer a pena comprar uma moto maior.
Via de regra, como você pergunta, não parece ser negócio turbinar uma moto. Mas, para disputar campeonatos regulares de arrancada em pistas apropriadas para isto, o turbo é um excelente equipamento para aumentar o desempenho.
Labels: Dicas
0 Comments:
Subscribe to:
Post Comments (Atom)